<$BlogRSDURL$>

Do mal o menos

sexta-feira, maio 20, 2005

Na prateleira 



Maria José Costa Felix, "Vamos falar de amor?"


Maria José Costa Félix escreveu - e muito bem - que muitos são os medos inconscientes que nos impedem de saber quem somos, o que queremos e como agir.
Diz ela que “uma ferida cria uma máscara que, por sua vez, faz nascer uma crença, a partir da qual passamos a ter um medo - naturalmente inconsciente.”

Assim as 5 feridas são;
- A rejeição;
- O abandono;
- A humilhação;
- A traição;
- A injustiça.

Aprender a viver, segundo ela, “consiste em aceitar as experiências que nos forem proporcionadas ao longo da vida “. Boas ou más.

E acrescenta “ Facilmente esquecemos o que viemos fazer a este mundo e o facto de existir uma ordem superior que preside a todos os acontecimentos… tendemos, porém a rebelar-nos contra determinadas circunstancias. A fugir da dor, da doença, do fim de uma situação, como se elas não nos servissem para nada “.

“ O verdadeiro poder não se encontra fora de nós, mas sim no nosso interior. E é mergulhando em nós mesmos que vamos sabendo quem, afinal, somos. Viver é tomar consciência disso “.

Comments:
Infelizmente, ainda vivemos num mundo de medos. Medos que condicionam o dia-a-dia, as decisões, as escolhas, até os conceitos.
Mesmo sem as 5 feridas da MJCF, ainda nos sobrariam outras tantas para nos apertar o peito e ocultar aquilo que somos…
Para além de aceitar, ainda temos que alterar as crenças que nos empanturraram a mente.
 
O nosso futuro é sempre condicionado pelas nossas experiências do passado, mas... não podemos ficar condicionados pelo passado. O futuro também pode ser feito de novas feridas, senão não vivíamos, pois estaríamos sempre condenados às 5 feridas.
 
deixo só (!) um beijinho e votos de bom fim de semana...
 
“uma ferida cria uma máscara que, por sua vez, faz nascer uma crença, a partir da qual passamos a ter um medo - naturalmente inconsciente.”
Nunca tinha pensado nisto, mas de facto penso k é algo k se aplica... fiquei com vontade de ler o livro...
 
Não podemos ficar presos ao passado, há que o aceitar tal como é (ou foi) e fazer retirar dele os ensinamentos possíveis para conseguir viver o presente.

Lidar com essas feridas é complicado, mas quanto mais lhes mexemos pior se torna...
 
Bonito de dizer, difícil de aplicar. A tendência natural é para fugir do que nos magoa. Até os animaizinhos sabem isso. :)
Com o tempo, percebemos que aprendemos alguma coisa com essas feridas. Com o tempo...
Beijos
 
Nem mais amiga trintinha!!
 
Os medos...sempre os medos... e nunca sequer chegamos a perceber porque os temos... fica bem e põe-os para trás das costas, se conseguires...
 
Enviar um comentário

[Top]